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sábado, 25 de março de 2017

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Venda de celular no Brasil cai 5,2% em 2016, aponta consultoria

A venda de celulares no Brasil caiu 5,2% em 2016, apontou a consultoria IDC em relatório divulgado nesta sexta-feira (24). A retração anual no mercado de aparelhos móveis é a segunda consecutiva registrada pela firma de pesquisa.
Durante 2016, foram vendidos 48,4 milhões de aparelhos, volume menor que os 51,1 milhões de dispositivos comercializados em 2015. Ainda que as vendas tenham diminuído, o Brasil se manteve como o quarto maior mercado nesse segmento.
O gasto médio do consumidor com celular cresceu. Passou de R$ 882, em 2015, para R$ 1.050, em 2016.
Os dados da IDC mostram que os smarthones caíram mais do que os celulares mais simples, chamados de “feature phones”. A venda dos aparelhos inteligentes recuou 7,3% em 2016, para 43,5 milhões. Já o comercialização daqueles dispositivos que não podem acessar lojas de aplicativos e não possuem sistema operacional cresceu 18,5% e chegou a 4,9 milhões.
De acordo com a IDC, a fabricação de celulares foi atingida pela crise econômica pela qual passa o pais. Tanto que no primeiro trimestre, afirma em nota o analista Leonardo Munin, a produção foi paralisada devido à falta de peças.
A situação começou a se normalizar no segundo semestre. Tanto que, no quarto trimestre, foram vendidas 13,8 milhões de unidades, um salto de 16% em relação ao mesmo período de 2015.
Outro detalhe no comportamento do consumidor brasileiro captado pela IDC é que a preferência por grandes fabricantes diminuiu. Em 2014, 94% dos celulares vendidos eram feitos por seis empresas globais. No ano passado, esse índice caiu para 80%. A fatia das gigantes foi mordida por empresas estrangeiras menores e por companhias nacionais.
Para 2017, a IDC espera que as vendas subam 1,6% e cheguem a 49,2 milhões de celulares. A expectativa da consultoria é que os smartphones reajam e cheguem a 45 milhões de aparelhos comercializados, o que representaria uma alta de 3%.

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